Design biofílico: Imersão á natureza

Cada vez mais isolados, a maioria dos seres humanos passam grande parte do tempo dentro de casa, do carro ou no ambiente de trabalho. O design biofílico surge como uma resposta a este momento que nossa sociedade vive.

Trazendo o mundo exterior para ambientes internos, o design biofílico tem a capacidade de transformar qualquer ambiente em um lugar harmonioso, criando espaços capazes de minimizar o estresse, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

The crown estate coworking – Barr Gazetas

Benefícios do Design Biofílico

Conscientes das necessidades físicas, psicológicas e emocionais das pessoas, os designers e arquitetos buscam desenvolver soluções que possam impactar positivamente na vida destas pessoas.

Adoção de elementos naturais podem melhorar nosso desempenho e inspiração no local de trabalho ou outros ambientes. O espaço afeta diretamente nossas emoções, nossa saúde física e mental assim como nossos sentimentos.

The Crown Estate Coworking – Barr Gazetas

Os benefícios de design biofílico são muito maiores do que a apenas estética. Dependendo do tipo de ambiente em questão, vamos dar alguns exemplos:

  • Qualidade de vida superior.
  • Escritório: Maior desempenho, motivação e criatividade.
  • Educação: Melhoria no desempenho cognitivo, aumenta concentração e memória.
  • Centros de saúde: Melhoria na recuperação dos pacientes e bem-estar dos funcionários.
  • Melhoria no convívio social.
  • Maior conforto aos ambientes.

Esses e muitos outros resultados positivos decorrem da simples adaptação do espaço para se ter maior bem-estar.

Gsky
Escola Infantil La Monsina – Ángel Luis Rocamora Ruiz e Alexandre Marcos

Implantação do design biofílico

Aplicar o design biofílico significa utilizar elementos naturais e formas sensoriais de promover as relações físicas e visuais com a paisagem natural. Algumas das principais maneiras de implantar o design biofílico nos projetos de interiores são:

  • Vegetação interna.
  • Aromaterapia.  
  • Sons.
  • Cores.
  • Janelas ou portas de vidro com vistas para natureza.
  • Espaços abertos e ventilados.
  • Iluminação natural ou inteligente.

Alguns exemplos abaixo:

Plantas:  Você pode começar com a adição de algumas plantas em seu espaço. Ou você pode instalar um Jardim Vertical e transformar seu escritório pessoal em uma pequena floresta.

A inclusão de plantas em qualquer espaço pode aumentar os níveis de oxigênio e diminuir a fadiga mental.

Mint & More Creative

Cor: Algo tão simples como uma mudança de cor nas paredes pode fazer a diferença no bem-estar de todos. De acordo com a psicologia da teoria da cor, cores diferentes podem determinar e influenciar o comportamento humano. Por exemplo, o amarelo pode influenciar a criatividade de uma pessoa.

AMA Design – Finastra Offices

Espaço: O espaço é uma parte vital da técnica de design biofílico. Um escritório apertado e escuro não é maneira de inspirar as pessoas. Você pode criar facilmente espaços abertos, mantendo a sensação de ‘plano aberto’ usando divisórias de vidro e vegetação.

Hero Switzerland – Matt Aspiotis Morley

LIMITAÇÕES

No entanto, o problema é que o design biofílico é específico e isso pode ser difícil quando, por exemplo, você não pode adicionar uma janela a um espaço que precisa ou reformar totalmente o espaço.

O que se pode fazer?

Imitar a natureza na forma de adicionar algumas pinturas ou Quadros Verdes que retratam a natureza melhora a percepção do espaço, tornando esses elementos uma opção mais do que viável quando você está limitado em certos segmentos.

Mint & Mo

Desta forma, podemos entender a biofilia possibilita reconectar as pessoas com o ambiente natural, desenvolvendo espaços mais saudáveis e produtivos para a sociedade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: